Translate

11 de janeiro de 2017

Isn't this delicious?.... - Migas

Em tempos da minha vida, andei por Portalegre. Já por aqui disse que na altura, não conseguia olhar para o Alentejo com os olhos que agora a memória me faz recordar. Era jovem, e muitas vezes, a idade não nos permite ver o encanto das coisas, dos lugares, dos paladares ou dos cheiros. Ultimamente tenho me recordado muito da cidade e não vou negar... A saudade aperta!...

Para avivar o encanto e o paladar, decidi fazer um prato tradicional da península Ibérica (e do "nosso" Alentejo), as migas. A versão é a mais simples, sendo que esta refeição rústica, prato tradicional dos pastores que andavam no campo na labuta, tem várias versões. As migas tradicionais são com broa de milho, mas acho que não será castigador se usarmos um outro pão. Eu usei o pão de casa madeirense, ou melhor, o pão de Santana. :-)


|  Migas  |




Ingredientes:

500g de pão com 2 dias (Eu usei um pão de casa de Santana)
Azeite
8 dentes de alho
220g de bacon cortado aos cubos
1 pimentão vermelho cortado aos cubos
1 colher de chá de pimenta doce
Sal fino q.b
4 ovos

Preparação:

Comece por partir o pão em cubos. Polvilhe com um pouco de água com sal e deixe repousar por umas horas. 
Numa frigideira, aqueça 2 colheres de sopa de azeite. Adicione o alho, o bacon e o pimentão vermelho, e deixe fritar até que este esteja crocante. Reserve noutro recipiente.
Numa panela, adicione cerca de 6 colheres de azeite. quando este estiver bem quente, adicione o pão e vá deitando aos poucos 200ml de água, para que este fique dourado, mas não queime. Tempere com sal e pimentão doce e deixe cozinhar por 2 minutos. Em seguida, junte o preparado anteriormente feito e separado. Para finalizar, pode fazer acompanhar com um ovo frito. Simples!





Com isto, o Alentejo.



With Love, Ana Rosina


Sem comentários :

Enviar um comentário

Pin It button on image hover