Translate

9 de junho de 2015

Inspiration - #FreeRaifBadawi

Já escrevi sobre ele. Hoje volto a fazê-lo.

#FreeRaifBadawi


Para quem ainda não ouviu falar, Raif Badawi é um activista e blogger da Arábia Saudita, que encontra-se preso desde 2012 por expressar as suas convicções politico-religiosas. Em Janeiro deste ano, foi condenado a 1000 chicotadas e dez anos de prisão por isso. A Amnistia Internacional tem feito tudo ao seu alcance exigindo a sua liberdade, mas esta semana surgiu a noticia do Supremo Tribunal da Arábia Saudita confirmando a pena de #RaifBadawi: 1.000 chicotadas e 10 anos de prisão por ter criado o fórum de debate social e político online "Rede dos Liberais Sauditas Livres", levando-o claro, desta forma, à pena de morte. 

Em Janeiro deste ano, o presidente dos EUA e a primeira-dama visitaram a Arábia Saudita para apresentar condolências à família real saudita pela morte do rei Abdullah (sim, é verdade eles fizeram isso). Nessa altura, o mundo parou para discutir o facto de Michelle Obama não ter usado véu ao longo da sua permanência por terras arábias. Houve quem condenasse, e claro, houve quem aplaudisse o mesmo alegando que se tratava de um acto de esperança para as mulheres. Eu não pensei nem uma coisa nem outra. A mim, espantou-me que o presidente dos EUA e a primeira dama tivessem se deslocado a um país que tinha Raif Badawi preso e convalescente depois das suas primeira 50 chicotadas. A mim espantou-me que tivessem ido prestar condolências sobre a morte de um rei que não conseguiu respeitar os direitos dos homens, mulheres e crianças do país que reinava. Que trata as mulheres como escravas sexuais e onde uma em cada quatro crianças são abusadas das mais variadas formas. Rei que tinha como palavras de ordem a opressão e a tortura.


Lamentavelmente, Michelle Obama mesmo sem véu, parece não ter conseguido ver isso. Entraram e saíram do país sem sequer falarem do assunto quente da época, de seu nome Raif Badawi. Mas nós, todos nós, faremos a nossa parte.




O que têm que fazer é muito muito simples. Basta irem ao site da Amnistia Internacional Portugal aqui e assinarem a petição. Porque é urgente que as autoridades sauditas entendam que expressar as opiniões religiosas e políticas não é crime.



With Love, Ana Rosina

Sem comentários :

Enviar um comentário

Pin It button on image hover