Translate

sexta-feira, novembro 09, 2012

Inspiration - " Nem Sequer Sou Poeira "

"Não quero ser quem sou. A avara sorte 
Quis-me oferecer o século dezassete, 
O pó e a rotina de Castela, 
As coisas repetidas, a manhã 
Que, prometendo o hoje, dá a véspera, 
A palestra do padre ou do barbeiro, 
A solidão que o tempo vai deixando 
E uma vaga sobrinha analfabeta. 
Já sou entrado em anos. Uma página 
Casual revelou-me vozes novas, 
Amadis e Urganda, a perseguir-me. 
Vendi as terras e comprei os livros 
Que narram por inteiro essas empresas: 
O Graal, que recolheu o sangue humano 
Que o Filho derramou pra nos salvar, 
Maomé e o seu ídolo de ouro, 
Os ferros, as ameias, as bandeiras 
E as operações e truques de magia. 
Cavaleiros cristãos lá percorriam 
Os reinos que há na terra, na vingança 
Da ultrajada honra ou querendo impor 
A justiça no fio de cada espada. 
Queira Deus que um enviado restitua 
Ao nosso tempo esse exercício nobre. 
Os meus sonhos avistam-no. Senti-o 
Na minha carne triste e solitária. 
Seu nome ainda não sei. Mas eu, Quijano, 
Serei o paladino. Serei sonho. 
Nesta casa já velha há uma adarga 
Antiga e uma folha de Toledo 
E uma lança e os livros verdadeiros 
Que ao meu braço prometem a vitória. 
Ao meu braço? O meu rosto (que não vi) 
Não projecta uma cara em nenhum espelho. 
Nem sequer sou poeira. Sou um sonho "

Jorge Luis Borges, in "História da Noite" 

With Love, ***

Sem comentários :

Enviar um comentário

Pin It button on image hover