Translate

segunda-feira, julho 02, 2012

Inspiration - "Este não é um texto de autoajuda"

Estas palavras podiam ser minhas...

"Este não é um texto de auto-ajuda, mas se de alguma forma te ajudar, tudo bem. 
Tenho visto muitas coisas por aí. Parece que a cada dia que passa as pessoas ficam mais infelizes. É claro que toda a gente quer ter tudo. Mas sabemos que isso é impossível. Vai faltar sempre alguma coisa, e esta é a graça da vida (e a grande questão do ser humano). E seria tão mais fácil se aceitássemos isso sem questionar, não é mesmo? Mas questionamos todos os dias, as horas, os segundos. Entramos num labirinto atrás de respostas. 

Eu sempre tive a cabeça e os pés nas nuvens. Era uma optimista nata. Achava que tudo ia se resolver, que as coisas iam dar certo. Depois, vivi um período que chamo de aprendizagem. Nele, passei noites em claro à procura de soluções, saídas e atalhos. Revirava-me na cama a pensar nos problemas. E não resolvia nada. Além disso, ganhava de brinde olheiras, uma cara amassada e um humor instável pela noite mal dormida. Custou muito até que eu encontrasse o meu equilíbrio. Foi muito trabalho árduo, muita terapia, muita leitura, muita vivência. Hoje eu consigo dar atenção para o que realmente importa. É claro que de vez em quando tenho recaídas, mas aí puxo as minhas orelhas e digo:
- "Pára. Chega!"

Sei que o sofrimento faz parte da vida, mas não sofro mais de graça. Não mereço. E acho que também não mereces. Pode parecer ridículo ou clichê, - e talvez eu seja mesmo assim - mas sempre acreditei que o nosso pensamento coordena a nossa vida. Se eu deixar, o meu pensamento domina-me e dá tarefas diárias e cansativas. Mas o meu pensamento não me manda, não me governa, não é meu chefe e não paga as minhas contas. Temos que ter autocontrole. Não gosto de me queixar, deixar uma energia negativa circular à minha volta, sentir o azedume na boca, ficar com uma ideia fixa na cabeça. É por isso que as minhas lamentações e reclamações duram no máximo 24h. Não me permito mais do que isso. Sou humana, é lógico que sim! É claro que fico furiosa, perco a paciência, perco a fé, perco a vontade, perco o rumo, perco a esperança. Por 24h. Depois chamo essas coisas de volta. Porque temos de acreditar. Temos que saber enxergar as coisas na vida. Existe sempre uma saída. Sempre. Existe sempre um novo olhar, um novo caminho, uma nova maneira. 

Uma vez, ouvi uma coisa que nunca mais me esqueci: "se o que estás a fazer não está a dar resultado, talvez o problema não seja atingir a forma certa, e sim refazer as coisas." Fazer de novo, de um novo jeito. Se o teu jeito não está a funcionar, troca de jeito até acertar. Ah, é fácil falar. Claro que é! Mas não é tão difícil assim fazer, não. Sabes porquê? Existem coisas que dependem única e exclusivamente de ti. Essas tu podes mover, batalhar, ir atrás. Só que existem tantas outras que dependem de outras pessoas e outros factores. E vais te preocupar com isso? Não, por favor!... Isso é um crime. 

Problema todos temos. Mas eles são como as plantas: se regamos, ela cresce e espalha-se por toda a vida. Todos temos problemas, em maior ou menor grau. E não penses que a minha vida é cor de rosa e toda boa porque não é! Estou cheia de problemas, cheia mesmo. É que nem todos sabem, eu não conto. Hoje em dia sou mais contida, guardo as coisas para mim, não falo dos meus problemas e das minhas neuroses para ninguém, nem para os meus pais. Pago um terapeuta para isso. Mas nunca estive com tantos problemas, podes apostar. Só que eu faço as coisas que posso. O que depende de mim. O resto eu deixo a vida resolver. Se eu puder, dou uma mãozinha. Se eu não conseguir, paciência. Não faço cara feia para a  vida porque não quero que ela faça cara feia para mim. Nada vale a minha paz e o meu desânimo."

Clarissa Corrêa


1 comentário :

Pin It button on image hover